• Raiam Santos revela que ‘trolou’ a imprensa e reaparece nas redes sociais após ter sido ‘cancelado’

    Raiam Santos revela que ‘trolou’ a imprensa e reaparece nas redes sociais após ter sido ‘cancelado’. Foto: Divulgação
    Raiam Santos revela que ‘trolou’ a imprensa e reaparece nas redes sociais após ter sido ‘cancelado’. Foto: Divulgação

    O empresário e influenciador digital Raiam Santos desmente boatos que o Instagram tenha derrubado sua conta e revela que o sumiço de seu perfil no Instagram foi um auto-cancelamento e que trollou a imprensa.

    Recentemente, a mídia e diversos posts nas redes sociais anunciaram que o influenciador Raiam Santos havia perdido a sua conta do Instagram e sido banido da plataforma, devido a comentários que fez em suas redes sociais sobre o Nordeste e que foram considerados como xenofóbicos e politicamente incorretos.

    Contudo, o desaparecimento da sua conta da rede social não passava de uma ‘trollagem’ e de uma estratégia de Raiam, que enganou os internautas e a imprensa. “Quando eu vi que as coisas estavam saindo do controle e que as pessoas iam tentar me derrubar e me denunciar, então eu cancelei a mim mesmo (risos). Tem um comando no Instagram na versão para PC que você consegue temporariamente desativar a sua conta”, revela o influenciador digital.



    O Troll

    A palavra ‘troll’ é originalmente utilizada para definir criaturas do folclore escandinavo que atraíam pessoas ou animais para iscas. Já Na internet, basicamente, o “troll” é aquele que procura aplicar uma espécie de trote nos demais. Logo, ‘trollar’ é fazer com que alguém leve a sério aquilo que era apenas uma brincadeira. E foi exatamente isso que Raiam fez. “Esse meu sumiço propositado fez com que aquelas pessoas militantes do cancelamento e da ‘lacração’ pensassem que venceram a batalha. Eu deixei que eles tivessem o gostinho da vitória, porque eu antecipei o que viria a seguir. Quando eles estavam chegando eu já estava indo e vindo duas vezes. Pegadinha do Mallandro”, revelou.

    Falem bem ou falem mal, mas falem de mim

    Raiam Santos revela que a cada vez que é cancelado na internet, a situação sempre se reverte a favor dele. “Esta não é a primeira vez que tentam me derrubar por algo que acham que eu disse ou fiz. Na ocasião da Copa do Mundo na Rússia, eu havia sido cancelado por acharem que a camisa da seleção brasileira que eu usava era falsa. No entanto, eu até fiz questão depois de mostrar a nota fiscal da compra porque o produto era original, a camisa era verdadeira. Mas não tem problema. Toda vez que eu fui cancelado eu ganhei muita mídia gratuita. Mais de 90% dos meus clientes hoje em dia, que pagam de 500 a 80 mil reais pelos meus produtos, começou me odiando. Então é só mais um dia no escritório.”

    Cancelamento na internet

    A cultura do cancelamento na internet virou uma prática de militância adotada por muitos usuários na rede sociais. Tanto que a expressão foi eleita como o termo do ano em 2019 pelo Dicionário Macquarie e se tornou uma das palavras chave mais buscadas no Google brasileiro em 2020.

    Por esse motivo, vemos diversos famosos ou influenciadores digitais serem cancelados, ou seja, sendo excluídos da sociedade para determinado grupo de pessoas, que acreditam que isto é uma forma didática de não permitir que as mesmas sigam suas vidas sem a devida punição. O cancelamento pode ser algumas vezes temporário. Outras vezes, para ser aceita novamente, a pessoa precisa provar que mudou e se desculpar.

    Sobre esta prática, que está se tornando cada vez mais comum na internet, Raiam expõe que não acredita que isto atrapalhe os seus negócios de marketing digital. “Eu vejo como as pessoas são raivosas na internet, querendo derrubar as pessoas e até ameaçando de morte. Porém em 99% dos casos aquele alvo do cancelamento fica ainda mais famoso e as pessoas acabam esquecendo depois de 48h tudo que aconteceu.”

    Veja também:

    + A brasileira Simone Barreto Silva, é uma das vítimas do ataque em igreja na França

    + Whindersson Nunes e estudante catarinense são flagrados juntos no Amazonas

    + Juliana Caetano responde a seguidor que fez comentário ofensivo. Veja o vídeo

    + WhatsApp vai permitir silenciar contatos, conversas e grupos “para sempre”

    + Juliana Caetano faz vídeo de lingerie e mostra suas três ‘gêmeas’

    + Jovem é atropelado 2 vezes ao tentar separar briga de casal em Londrina; veja o vídeo

    + Vídeo mostra caça russo Su-57 voando sem a cobertura protetora

    + Juliana Caetano faz vídeo de lingerie e mostra suas três ‘gêmeas’

    + Calor excessivo: veterinária dá dicas para cuidar dos pets

    + Golden retriever obeso é abandonado, ganha nova família e perde 45 kg

    + Artista recria rostos de imperadores romanos

    + Maísa Silva não renova contrato após 13 anos de SBT

    + MC Mirella reclama da falta de organização em ‘A Fazenda 12’

    + Novas informações, fotos e vídeo da nova Honda H’ness CB 350

    + Aprenda a fazer o ‘bolo toalha felpuda’ da Ana Maria Braga

    + Como falar ‘Eu te amo’ em 30 línguas

    + Confira alista das 10 das atrizes mais bem pagas em 2020

    + Torcida de hóquei arrecada 10 mil bichos de pelúcia e bate recorde

    + Churrasco: Dicas de como limpar a grelha de uma forma fácil

    arrow