• Depois de condenação à prisão, Danilo Gentili terá de pagar R$ 20 mil a Marcelo Freixo

    Foto: Reprodução Instagram

    O humorista Danilo Gentili foi condenado pela Justiça do Rio de Janeiro a indenizar, em R$ 20 mil, o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ). A condenação foi divulgada na quinta-feira (11).

    Freixo alegou, no processo, que Gentili o qualificou como bandido, machista, agressor de mulheres, líder dos black blocks e assassino”. Em postagens feitas no Twitter, Gentili chamou Freixo de “deputado de merda, farsante” e ainda perguntou: “E os seus black blocs? Mataram mais alguém esses dias?”.



    O relator da decisão, desembargador Wilson do Nascimento Reis, escreveu na decisão que “a liberdade de expressão, além de direito fundamental da pessoa, é também requisito essencial para funcionamento da Democracia, uma vez que a liberdade de informação é a base de uma República saudável. Entretanto, como se sabe, os direitos em geral não são absolutos e encontram limites em outros valores constitucionais, de modo que a livre manifestação da pessoa não deve ser exercida em violação aos direitos das demais, sejam elas pessoas públicas ou não.”

    Na quarta-feira já havido saído uma condenação de seis meses e 28 dias de prisão em regime semiaberto para Gentili, por injúria contra a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS).

    O motivo da condenação foi um vídeo no qual Gentili responde a uma notificação extrajudicial enviada pela deputada pedindo para que ele apagasse comentários ofensivos a ela. A deputada alegava que as postagens hostis de Gentili geraram ameaças a ela feitas por outras pessoas pela internet.

    No vídeo, Gentili esconde com os dedos o início e o fim da palavra deputado na notificação, deixado visível apenas o trecho “puta”. Em seguida, ele rasga a notificação e coloca os papéis dentro das suas calças.

     

    arrow