• Atleta e influenciador Leonardo Pernigotti fala sobre as suas estratégias de preparação para as próximas competições

    Atleta e influenciador Leonardo Pernigotti fala sobre as suas estratégias de preparação para as próximas competições. Foto: Divulgação
    Atleta e influenciador Leonardo Pernigotti fala sobre as suas estratégias de preparação para as próximas competições. Foto: Divulgação

    O bodybuilding é um esporte cercado de muitos mitos e, de certa forma, de um pouco de preconceito também, já que muitas pessoas creditam o desempenho dos atletas ao uso dos recursos ergogênicos, somente. Mas por detrás de um bodybuilder há muito treinamento, foco na alimentação, suor, força de vontade e muito amor pelo esporte. Pois muitos desses atletas competem sem patrocínio nenhum, e precisam arcar, do próprio bolso, com todo o custo de preparação.

    Para falar um pouco mais de como é a preparação de um atleta bodybuilder, a nossa equipe jornalística convidou o atleta Leonardo Pernigotti, que foi vice-campeão estadual pela IFBB de Santa Catarina em 2018, para um bate-papo sobre as suas estratégias de preparação para as próximas competições. Pernigotti que após 2018 migrou para IFBB Pro League (antiga Federação Musclecontest) e no ano de 2019 foi terceiro colocado no Sardinha Classic, competindo em três categorias.



    Independente do período conturbado que estamos vivendo devido a pandemia, o atleta Pernigotti já iniciou a sua preparação para as próximas competições, porém, ainda sem datas e palcos definidos. Contudo a construção do próximo físico já está em andamento.

    Atualmente o nosso entrevistado está em período off season, ou seja, o período do treinamento que tem como objetivo o aumento da massa muscular através de um treinamento diferenciado, que oscila entre os intervalos de hipertrofia e força muscular. Pernigotti, no período atual, ingere muito mais calorias diárias, além de uma ingestão maior de carboidratos e proteínas, isso tudo para se alcançar um maior volume muscular. “Não é de se estranhar que nesse período os atletas estejam um pouco fora de forma, principalmente devido à uma retenção hídrica ou até mesmo com um pouco mais de gordura corporal”, complementa Pernigotti.

    A preparação final para a competição, ocorre faltando de 8 a 14 semanas. Nesse período, também chamado como pré constest, é onde o atleta se submete a uma restrição calórica, alimentação super balanceada e limpa, e onde inicia-se o processo de desidratação corporal, para que no momento da competição o bodybuider apresente a sua melhor forma física. É de fato um período em que o atleta leva o seu corpo ao extremo.

    “12 semana é o período ideal de preparação para mim, porém com 8 semanas, apesar de ser um período apertado, consigo subir em excelente condicionamento físico” explica Pernigotti. “O meu vice-campeonato estadual em 2018 foi o meu melhor físico, e tive 14 semanas de preparação para subir no palco da IFBB de Santa Catarina. Já no Sardinha Classic foi uma preparação de 9 semanas”, complementa Pernigotti.

    Quando o atleta atinge a fase final de preparação, e aí estamos falando de alguns dias para a competição, inicia-se as manobras alimentares para redução drástica do percentual de gordura, e principalmente, as manobras de desidratação do atleta para que ele chegue o mais “seco” possível na competição, sem perder a sua integridade muscular construída ao longo das últimas semanas.

    Para quem pensa que a vida de bodybuilder é treinar e comer batata-doce, está inteiramente enganado ou enganada. O bodybuilding é um estilo de vida para essas pessoas, e não diferente para o nosso entrevistado, que além de atleta, é coach, empresário e idealizador do projeto Team LifeStyle, que tem por objetivo mudar a vida das pessoas através de uma vida mais saudável e ativa.

    Saiba mais sobre Leonardo Pernigotti através do Instagram: instagram.com/leo.pernigotti

    arrow