• Maicon Rocha aponta 3 series da Netflix que fizeram bonito no design gráfico

    Maicon Rocha aponta 3 series da Netflix que fizeram bonito no design gráfico. Foto: Divulgação
    Maicon Rocha aponta 3 series da Netflix que fizeram bonito no design gráfico. Foto: Divulgação

    O designer e empreendedor Maicon Rocha fala sobre séries da gigante de streaming que se superaram não apenas na produção cinematográfica, mas também no quesito design gráfico.

    Nos últimos anos, as plataformas de streaming têm investido alto para entregar produtos de altíssimo nível, tanto quanto os grandes estúdios de televisão e cinema de renome mundial. Isto reflete a crescente demanda por conteúdo nestas plataformas e a contínua busca pela aprovação do público por parte dos executivos destas empresas.

    No entanto, além de todo o luxo e super estrutura das produções originais de plataformas como a Netflix, o que muitas pessoas nao reparam é o investimento feito em design gráfico para tornar estes produtos marcantes também no que diz respeito a lettering e imagem.

    O designer gráfico Maicon Rocha, criador da KakoDesign, que se tornou referência no setor, aponta o quanto é importante para o sucesso de uma série ter uma identidade visual marcante. “Assim como o Batman, personagem da DC Comics, tem aquela logo emblemática do morcego, que basta olharmos para ela e identificarmos o personagem, séries de sucesso investem em logos marcantes e até mesmo em lettering exclusivo, contratando grandes profissionais do design para desenvolver a identidade visual de seus produtos.”



    Maicon Rocha fez uma lista com três séries da Netflix que fizeram bonito no design gráfico. Confira:

    Stranger Things

    O lettering e todo o design que tem claríssimas referencias à cultura pop dos anos 80 está presente por toda a série, que conquistou fãs em todo o mundo e se tornou um dos maiores fenômenos de audiência da plataforma de streaming.

    Na série, Will, um garoto de 12 anos, desaparece em Montauk, Long Island. Enquanto a polícia, família e amigos procuram respostas, eles mergulham em um extraordinário mistério, envolvendo um experimento secreto do governo, forças sobrenaturais e uma garotinha, Eleven.

    Rick and Morty

    Esta série, considerada obscura por alguns, é inovadora em diversos sentidos e empregou técnicas das mais variadas no que diz respeito ao design gráfico, criando um branding inconfundível.

    A identidade visual e o design empregados tem a ver com o enredo desta série, que apresenta viagens malucas no tempo-espaço e por universos paralelos com Rick, um cientista com problemas com a bebida, e seu neto Morty, um adolescente não tão brilhante quanto o avô.

    Criando Dion

    A série é baseada na história em quadrinhos de 2015 e no curta-metragem de mesmo nome de Dennis Liu. Por isso, o design gráfico traz todas essas referências consigo, misturando o mundo das HQ com o aterrorizante universo associado à essa história. Em janeiro de 2020, a Netflix renovou a série para uma segunda temporada

    arrow