Conheça Jorge Luís Nery de Oliveira: advogado ferreirense que lançou livro jurídico sobre empresas familiares. Foto: Divulgação

O advogado Jorge Luís Nery de Oliveira acaba de lançar o livro ‘Modelo Jurídico das Empresas Familiares: a gestão societária e corporativa pelo direito comparado espanhol e brasileiro’ que conta a história das empresas familiares no mundo, desde seu aparecimento como um todo até se destacar no Brasil. A obra está disponível nas principais livrarias do Brasil. 

+ Flávia Alessandra curte passeio de barco e brinca: “Era sol que me faltava”
+ Camila Queiroz se emociona com morte do cão: “Pai vai ficar feliz de te reencontrar”
+ Cleo se declara para Fábio Jr.: “Beleza desse homem deveria ser estudada”

Jorge Luís Nery de Oliveira é um advogado do interior de São Paulo, mais precisamente de Porto Ferreira, atuando nas áreas de Direito Público e Privado, e também na assistência judiciária gratuita, através do convênio firmado entre a Defensoria Pública do Estado de São Paulo e a OAB/SP.  Ele é Bacharel em Direito e pós-graduando em Direito Processual Civil Empresarial. 

A obra é seu primeiro livro e foi um grande desafio a ser cumprido. Ele levou mais de um ano para ser finalizado, pois foi um trabalho técnico e muito cauteloso. “Após toda essa jornada, outros sentimentos não poderiam ter senão orgulho e satisfação por cada passo que foi dado”, conta.

A inspiração para a história se originou com o comércio de sua cidade, que é formado, em sua grande maioria, por empresas, que foram ou são, constituídas por algumas famílias, com o intuito de darem continuidade aos negócios ao longo de suas gerações. Ao ampliar o estudo, Jorge Luís percebeu que essa ‘familiarização empresarial’ não se tratava de algo regional ou local, mas sim algo nacional, que se espalhava por todo país, e, até mesmo, de nível global, ressaltando a sua grande contribuição para a economia europeia por meio da apresentação de dados significativos. 

“Assim,  busquei esclarecer dúvidas deste setor empresarial através das leis e costumes utilizados pela Espanha (expoente na área empresarial familiar), a fim de auxiliá-los no seus sucessos empresariais por meio de estratégias duradouras e eficazes para com os mais diversos conflitos que possam emergir nesta área de atuação sejam eles de cunho familiar ou sejam de viés comercial”, explica. 

Ele entendeu que para uma empresa familiar nacional ter sucesso, perdurando por longas gerações no mercado, é preciso promover renovações ou inovações das legislações brasileiras em prol dessas parcelas empreendedoras no país, e por consequência, uma parcela da economia global. No livro, ele mostra que é possível aprender a lidar com situações e/ou problemas rotineiros e semelhantes ocorridos, por exemplo, nas empresas hispânicas através da adoção de mecanismos corporativos inteligentes e incorporá-los à nossa realidade, mesmo que, neste momento, ainda não tenhamos leis específicas no Brasil acerca dessa matéria empresarial familiar. 

Jorge Luís pretende lançar outros volumes para esta obra, abordando demais pontos específicos e muitos outros aspectos em comuns com empresas familiares na Espanha e no Brasil, para que, assim, possamos enriquecer nosso conhecimento jurídico-econômico até que legislações brasileiras sejam promulgadas neste sentido. 

O livro conta as histórias das empresas familiares no mundo, desde seu nascimento, até virar destaque. Contendo uma linguagem clara, acessível e objetiva, a obra, de forma didática, discorre sobre os principais modelos empresariais reconhecidos pela nossa legislação, destacando seus principais pontos jurídicos. 

Relacionados

A obra demonstrará as estratégias mais relevantes que foram adotadas pelas sociedades empresariais espanholas e podem ser aplicadas no Brasil por terem semelhanças com nossa realidade. No final do livro, com um olhar analítico e crítico, ainda virá um estudo detalhado sobre a PL 4.303/2012, que trata das Sociedades Anônimas Simplificadas (SAS), a fim de amenizar a burocratização nacional que existe atualmente. 

“Espero que o livro possa clarear e inovar as estratégias de todos os pequenos e médios empreendedores, além de estimular a renovação e, até mesmo, a inovação das legislações brasileiras em prol da classe, provocando maiores contribuições para o crescimento econômico do país com melhorias no PIB e na geração de empregos, como uma forma de aliviar a atual recessão pela qual passamos”, diz Jorge Luís.

O livro não é uma obra exclusiva para profissionais de Direito, pelo contrário, é dedicado a todos que têm interesse pelo tema e que operam na área empresarial, jurídica, societária, corporativa ou que queiram fazer parte delas. 

A obra, lançada pela Editora Appris, já está disponível para venda nas principais livrarias do país e na plataforma digital da editora, além de outras dezenas de shoppings virtuais, considerados como os melhores e maiores para compras on-line. A versão e-book será lançada em breve.

Saiba mais sobre Dr. Jorge Luís Nery de Oliveira através do Instagram: instagram.com/jorginhonery

Fotografia: Divulgação pessoal

Texto / Assessoria de Imprensa: Thiago Michelasi – MTB 0087207/SP