• Cirurgião plástico Dr. Ronaldo Soares apresenta técnica que pode fazer perder 25 kg em três meses

    Cirurgião plástico Dr. Ronaldo Soares apresenta técnica que pode fazer perder 25 kg em três meses. Foto: Divulgação
    Cirurgião plástico Dr. Ronaldo Soares apresenta técnica que pode fazer perder 25 kg em três meses. Foto: Divulgação

    Não é a lipoaspiração, mas é uma técnica utilizada por médicos para reduzir a gordura e acentuar o contorno da silhueta: a vibrolipoaspiração, ou simplesmente, a “vibrolipo”. Tal técnica está cada vez ganhando mais adeptos e promete resultados encorajadores. Exemplo disso é a apresentadora da Record TV, Fabíola Gadelha, que fez o procedimento e perdeu 25 kg em apenas três meses.

    Segundo o membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Dr. Ronaldo Soares, esta “é um tipo de lipoaspiração, a diferença é que o médico não precisa usar da força para introduzir as cânulas (tubos utilizados para a retirada de gordura), e, sim, somente direcioná-las”. No procedimento feito por Gadelha, é utilizado um aparelho que gera vibração na ponta desses tubos, provocando menos trauma nos tecidos.

    Além disso, o médico lembra tal procedimento deve ser indicado para pacientes que estejam no peso ideal ou com um leve sobrepeso e gorduras localizadas. “Essa gordura removida pode ser preparada inclusive para enxertos em áreas específicas, como mama, rosto e bumbum”, detalha.



    Porém, é importante lembrar que a vibrolipo não é menos agressiva que a lipoaspiração tradicional. “Todos os métodos de lipoaspiração utilizam cânulas para captar a gordura. Então, o grau de agressividade ao tecido é semelhante nesse aspecto”, afirma. “Hoje sabemos que o que confere menos agressividade ao procedimento é utilizar cânulas mais finas, infiltrar solução com adrenalina e no plano correto da gordura (sem ser muito superficial e nem muito profundo).”

    Nesta técnica, o médico explica como são feitos os procedimentos: “Primeiro são injetados soro fisiológico e adrenalina para reduzir a perda sanguínea. “Feito isso, é introduzida a cânula especial de vibrolipoaspiração. Ela transmite a vibração e aspira gordura de modo mais fácil e com menos esforço”.

    Dr. Ronaldo lembra ainda que a técnica pode ser aplicada em todas as partes do corpo, “sendo que a duração da cirurgia depende da quantidade de gordura que será aspirada, mas normalmente gira em torno de duas a três horas. O tempo de recuperação também depende das regiões e do volume lipoaspirado, mas geralmente é de cinco a 14 dias”, completa o especialista. Após a cirurgia, ele reforça, cabe ao paciente evitar esforços físicos, “além de usar meia e cinta elásticas por mais um período e depois fazer uma drenagem linfática. Fazendo tudo isso de modo correto, a recuperação será mais rápida e os resultados os melhores possíveis”, finaliza.

    arrow