• Artista plástico Diego Moura lança app ‘Um dedo de arte para colorir’

    Artista plástico Diego Moura lança app 'Um dedo de arte para colorir'. Foto: Divulgação
    Artista plástico Diego Moura lança app ‘Um dedo de arte para colorir’. Foto: Divulgação

    O artista plástico Diego Moura, conhecido pelo projeto “Um dedo de arte”, acaba de lançar o aplicativo “Um dedo de arte para colorir”, voltado para o público infantil. Adepto de uma técnica inovadora, – em que utiliza o celular para criação de obras digitais, que posteriormente são transferidas para telas de algodão com tinta e pincel – Moura utilizou a tecnologia para estimular os pequenos a transformarem o aparelho num instrumento de criação artística.

    A ideia, segundo o artista de 31 anos, surgiu no início da pandemia, depois de uma ligação que recebeu de uma sobrinha:

    “Essa pandemia nos pegou de surpresa, mudou a nossa vida, nossos costumes e acelerou a nossa relação com a tecnologia. Dentro de toda essa revolução estão nossas crianças. Eu tenho muitos sobrinhos e sei que não foi fácil para eles deixarem de ir à escola e de interagir com outras pessoas da mesma idade. E, dentro deste contexto, um dia, no meio do meu horário de trabalho, minha sobrinha, Júlia, de 5 anos, me ligou dizendo que queria desenhar comigo. Ligamos a câmera do celular e eu pedi para ela pegar um papel e fui dando as dicas. Dias depois, meu outro sobrinho, Bernardo, na época com 4 anos, fez exatamente a mesma coisa”, relembra Moura que depois dessas experiências teve a ideia de transformar aquela brincadeira num jogo para outras crianças brincarem.
    Usando como inspiração os próprios sobrinhos e os seus animais de estimação, Diego Moura, deixou um pouquinho as telas de lado e mergulhou no projeto de criação e programação do aplicativo “Um dedo de arte para colorir“.



    “O processo de montagem do jogo começou pela criação dos personagens. O primeiro foi o Di, uma versão infantil minha. É como se eu fosse o irmão mais velho da turminha. É esse personagem que apresenta ao Bê, a Jú, e ao Rick algumas técnicas de artes. Como na fase em que ele apresenta as cores primárias e secundárias. Logo depois, os usuários podem acessar os jogos de desenho e pintura livre”, explica Diego.
    Dentro do aplicativo, os usuários também podem colorir obras já conhecidas de Diego Moura, entre elas a “Joanne”, uma arte inspirada na cantora Lady Gaga e que ficou internacionalmente conhecida após a cantora manifestar nas redes interesse em comprar a tela.

    Artista plástico Diego Moura lança app 'Um dedo de arte para colorir'. Foto: Divulgação
    Artista plástico Diego Moura lança app ‘Um dedo de arte para colorir’. Foto: Divulgação

    O aplicativo “Um dedo de arte para colorir” está na primeira versão, é gratuito e, atualmente, está disponível para ser baixado no GooglePlay:

    “Antes de fazer o lançamento oficial, convidei algumas mães, crianças e profissionais de educação para avaliarem o aplicativo e o conteúdo do jogo. Tive a preocupação com a responsabilidade pedagógica que esse tipo de aplicativo acaba tendo. A resposta foi muito positiva e já estou tendo várias ideias para as próximas fases que estarão disponíveis para atualização em breve. A ideia é que os pequenos, sejam estimulados a conhecer um pouco mais sobre o mundo da arte, exercitem o olhar crítico e treinem o controle motor”.

    Além da aposta na criação de conteúdo para o público infantil, Moura também tem investido na conexão da arte com o público adulto. Além de ter duas exposições em cartaz, uma na Galeria La Salle, em Niterói, e outra na Vogue Gallery, na Barra da Tijuca, o artista lançou uma exposição virtual em seu novo site: umdedodearte.com.br.

    arrow