As mulheres mais buscadas no Brasil. Foto: reprodução Instagram

Dentre as personalidades nacionais que mais despertam o interesse dos brasileiros, o primeiro lugar fica para Anitta, com mais de 636 mil buscas em média durante o ano de 2020. Dona de grandes hits e muitos feats com nomes de peso da indústria, Anitta é empresária, cantora, head de criatividade e inovação da Skol Beats e tem sua própria série documental na Netflix.

+ Cantor Edson, da dupla Edson e Hudson é internado após ser diagnosticado com Covid-19
+ O que é doença de Haff ou “doença da urina preta”
+ Produtora da Playboy relembra ensaio com Mulher Melancia: “Entrou oito viaturas de polícia”

O ranking é seguido por Ana Maria Braga, a apresentadora do programa matinal ‘Mais Você’ da Globo soma mais de 309 mil buscas. No ar há mais de 22 anos, Ana Maria coleciona momentos inusitados na TV, entrevistas com grandes artistas e performances marcantes durante seu programa ao vivo.

A terceira personalidade mais buscada é Jojo Toddynho com mais de 304 mil menções em média. A cantora de funk é famosa por falar o que pensa, repreender duramente as situações de machismo e por ter participado do reality show ‘A Fazenda’, da qual foi a grande vencedora. A próxima no ranking é Ivete Sangalo, com a soma de mais de 207 mil menções em média. A cantora baiana é detentora de diversos prêmios musicais, hits que fizeram muito sucesso tanto no Brasil como no exterior e a responsável por animar o carnaval baiano, um dos mais famosos, com seus shows no trio elétrico.

Depois dela, a brasileira mais pesquisada é Manuela D’Ávila com mais de 116 mil menções em média. Ela que luta pelo direito dos trabalhadores no Brasil já foi deputada estadual e federal, tentou se eleger vice-presidente em 2018 ao lado de Fernando Haddad, além de concorrer à prefeitura de Porto Alegre no ano passado. Em sexto lugar temos Formiga com mais de 80 mil menções em média ao longo do ano de 2020. Miraildes, cujo apelido é Formiga, é jogadora profissional de futebol e atua como volante e meia, e é a única pessoa do mundo a ter participado, como atleta, de 7 Copas do Mundo.

Paola Carosella. Foto: reprodução Instagram

Seguindo temos Paola Carosella, chef de cozinha argentina que ganhou muita fama no Brasil ao ser jurada do reality show Masterchef. Em 2020 ela somou mais de 78 mil buscas em média na Internet. Logo após, temos Elba Ramalho compondo o ranking com mais de 66 mil buscas em média. A personalidade nordestina é cantora, compositora, multi-instrumentista e atriz brasileira e soma inúmeros sucessos na carreira como ‘De volta para o aconchego’ e ‘Bate coração’.

Por fim, temos Fátima Bernardes com a média de mais de 58 mil buscas na internet. A jornalista comandou a bancada do Jornal Nacional durante 14 anos e agora é responsável por um dos programas de auditório com mais audiência nas manhãs da TV aberta, o ‘Encontro com Fátima Bernardes’. E em décimo lugar temos a deputada estadual Isa Penna com mais de 52 mil buscas durante o ano de 2020. Isa foi vítima de assédio sexual em pleno exercício de suas funções e seu agressor ainda está julgado pelo crime.

A lista completa é a seguinte:

1. Anitta: 636 mil
2. Ana Maria Braga: 309 mil
3. Jojo Toddynho: 304 mil
4. Ivete Sangalo: 207 mil
5. Manuela D’Ávila: 116 mil
6. Formiga: 80 mil
7. Paola Carosella: 78 mil
8. Elba Ramalho: 66 mil
9. Fátima Bernardes: 58 mil
10. Isa Penna: 51 mil

Relacionados

*média mensal de buscas online de janeiro de 2020 a dezembro de 2020 no Brasil

Outro ponto sensível que mais desperta o interesse com relação a esse conteúdo são perguntas frequentes ao universo feminino, principalmente ligadas a carreira. A primeira delas é “o que é empoderamento feminino” que desde janeiro de 2020 até janeiro deste ano já sofreu um aumento de mais de 1157%,. Mesmo não tendo uma única resposta certa, o mercado de trabalho, junto com a sociedade vem se questionando quanto aos padrões impostos às mulheres e derrubando alguns tabus sobre desenvolvimento profissional.

Em segundo lugar temos a questão “quanto tempo de estabilidade após a licença maternidade?”, que somou um crescimento de mais de 860% durante o período analisado. A questão da maternidade ainda gera certa insegurança nas mulheres, uma vez que precisam voltar ao trabalho e dividir seu tempo para amamentar o recém nascido, por exemplo. Durante 30 dias após o retorno a suas tarefas no trabalho, a contar dos 120 dias mínimos da licença maternidade, a mulher tem a chamada estabilidade, em que ela não pode perder seu vínculo empregatício.

Outra questão bastante perguntada e que somou mais de 800% de crescimento foi: ” qual a importância de um planejamento financeiro?” que é indispensável para qualquer pessoa no mercado de trabalho, especialmente as mulheres que acabaram de ser mães, pensando sempre a longo prazo na carreira e nos planos que quer conquistar. O quarto lugar é ocupado por “o que é empreendedorismo feminino?” com um aumento de mais de 266%, uma vez que cada vez mais mulheres têm investido em suas carreiras e buscado se aventurar no mundo do empreendedorismo.

E por fim, o levantamento da Semrush elencou a questão “quando recebo a primeira parcela da licença maternidade?” como o quinto lugar, com mais de 222% de crescimento de janeiro de 2020 a janeiro de 2021. Esse é benefício do governo pago às mães desempregadas que já tiveram registro na Carteira de Trabalho e que tenham filhos menores de 05 (cinco) anos. O benefício tem duração de 120 (cento e vinte) dias e é concedido a partir do 8º mês de gestação, sendo necessário que a mãe segurada atenda a alguns requisitos para que ele seja, de fato, concedido.
a
A lista com o crescimento da procura por questões ligadas ao tema é seguinte:

1. O que é o empoderamento femino?: 1157%
2. Quanto tempo de estabilidade após a licença maternidade 2020?: 860%
3. Qual a importância de um planejamento financeiro?: 800%
4. O que é empreendedorismo feminino?: 266%
5. Quando recebo a primeira parcela da licença maternidade?: 222%

*porcentagem do aumento de buscas online de janeiro de 2020 a janeiro de 2021 no Brasil

Fonte: Semrush